21°
Máx
17°
Min

Com temperaturas baixas e chuvas, incêndio no Canadá começa a diminuir

Temperaturas mais baixas e leves chuvas têm deixado as autoridades mais otimistas sobre a possibilidade de controlar o grande incêndio que tem devastado parte da região de areias betuminosas - local rico em petróleo - na cidade de Fort McMurray em Alberta, no Canadá.

Com previsão de temperaturas mais frias para os próximos três ou quatro dias, os bombeiros de Alberta disseram que estão confiantes que conseguirão reduzir o incêndio e, provavelmente, até acabar com o fogo. As chuvas que caíram no domingo ajudaram na redução das chamas.

A primeira-ministra de Alberta, Rachel Notley, disse que a batalha contra o fogo se estabilizou

até o ponto onde ela pôde visitar e agora deve começar a operação da próxima fase do governo de determinar o que deve ser feito para permitir que as pessoas voltem eventualmente para a cidade.

Mais de 80 mil pessoas deixaram Fort McMurray, onde o fogo incendiou 1.600 casas, além de outros edifícios. A rede de gás teve que ser desligada, a rede de energia elétrica está danificada e não há água potável. Autoridades disseram que não há um cronograma para os moradores voltarem para a cidade, mas o governo provincial está enviando uma equipe nesta segunda-feira para fazer um planejamento preliminar.

David Yurdiga, membro do parlamento da região, visitou Fort McMurray no domingo e disse estar mais otimista. "Devemos voltar para nossas casas antes do que eu imaginava. A maior parte da infraestrutura está boa. Nosso hospital está de pé. Nossas escolas estão de pé. Nossa estação de tratamento está funcionando". "Eu percorri todos os bairros em Fort McMurray e cerca de 80% das casas não foram danificadas", disse ele. Fonte: Associated Press.