20°
Máx
14°
Min

Coreia do Norte lança míssil a partir de um submarino e preocupa Seul e Japão

Um míssil balístico disparado de um submarino da Coreia do Norte nesta quarta-feira voou cerca de 500 quilômetros, a mais longa distância já conseguida pelo Norte deste tipo de arma, disseram as autoridades de Seul, colocando toda a Coreia do Sul, e, possivelmente, partes do Japão, dentro de sua impressionante distância.

A Coreia do Norte já tem uma variedade de mísseis baseados em terra que podem atingir a Coreia do Sul e o Japão, incluindo bases militares dos EUA nesses países. Mas o desenvolvimento de mísseis lançados por submarinos acrescentaria armas que são mais difíceis de detectar antes da decolagem.

O Exército da Coreia do Sul condenou o lançamento, chamando-o de "protesto armado" da Coreia do Norte contra o início dos exercícios militares anuais entre a Coreia do Sul e os EUA.

A Coreia do Norte já tinha disparado dois mísseis de submarinos no início deste ano, mas autoridades de Seul acreditam que eles tenham explodido no ar depois de voar menos de 30 quilômetros. Fonte: Associated Press.