22°
Máx
16°
Min

Coreia do Norte promete encerrar conversas diplomáticas com EUA

- Coreia do Norte promete encerrar conversas diplomáticas com EUA

A Coreia do Norte afirmou nesta segunda-feira que pretende encerrar um canal de comunicação diplomática com os Estados Unidos, e sinalizou punições mais duras para norte-americanos detidos em seu país.

As ameaças acontecem após a Casa Branca impor, na semana passada, penalidades sobre o líder Kim Jong Un e outras 10 autoridades graduadas do governo norte-coreano por supostos abusos de direitos humanos. O país já sofre sanções por causa de seu programa nuclear, mas esta é a primeira vez que o líder máximo do regime Pyongyang é mencionado.

O comunicado foi feito através da agência estatal de notícias norte-coreana, que disse que o canal estabelecido pelas Nações Unidas com os Estados Unidos será fechado. Ambos os países não tem relações diplomáticas estabelecidas.

Além do término do canal de comunicação, o regime também disse que irá lidar com os presos norte-americanos de acordo com a lei marcial. Ao menos dois cidadãos dos EUA estão presos no país, acusados de praticarem espionagem, subversão e outras atividades. Um deles cumpre pena de 10 anos de prisão com trabalho forçado, enquanto o outro tem 15 anos de pena.

O anúncio aconteceu horas após a Coreia do Norte fazer outras ameaças, desta vez em relação ao plano norte-americano de estacionar um sistema antimísseis na Coreia do Sul. Fonte: Associated Press.