26°
Máx
19°
Min

Coreia do Norte realiza lançamento fracassado de míssil balístico

A Coreia do Norte realizou nesta terça-feira o lançamento de um míssil balístico de médio alcance, mas o teste acabou falhando, informou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, o quarto de uma série de lançamentos que deram errado em meio a preocupações recentes de que o Norte tem como objetivo lançar um míssil nuclear capaz de atingir o continente americano.

Os governos de Japão e Coreia do Sul já tinham advertido ontem sobre a possibilidade do lançamento iminente de um míssil Musudan, um novo projétil cuja categoria de alcance de até 4 mil quilômetros lhe permitiria atingir a base norte-americana de Guam, no Pacífico.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap disse que o míssil era um Musudan. Yonhap citou uma fonte do governo não identificada dizendo que o míssil explodiu em uma plataforma de lançamento móvel assim que o botão de lançamento foi pressionado. O relato, se confirmado, sugere que o míssil pode mesmo não conseguido decolar.

Apesar das falhas recentes, as preocupações sobre as atividades nucleares da Coreia do Norte têm crescido, que incluem um teste nuclear em janeiro e o lançamento de um foguete em fevereiro que foi caracterizado como um teste de tecnologia de mísseis de longo alcance proibido.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, emitiu uma ordem em março de que os testes são conduzidos de uma ogiva nuclear e de mísseis balísticos capazes de transportar tais ogivas. A ordem dos testes foi dada em resposta aos exercícios militares anuais entre a Coreia do Sul e os EUA. O Norte enxerga esses exercícios militares como um ensaio para uma invasão. Fonte: Associated Press.