26°
Máx
19°
Min

Coreia do Norte realiza novo teste de míssil balístico de médio alcance

A Coreia do Norte voltou a disparar um novo míssil balístico de médio alcance, após quatro tentativas terem falhado nos últimos meses, de acordo com autoridades sul-coreanas. Este é o segundo teste com míssil de médio alcance. O míssil percorreu cerca de 400 quilômetros e atingiu uma altitude de 1.000 quilômetros, surgindo como o teste mais eficiente até agora.

Os suspeitos testes do míssil de médio alcance Musudan têm preocupado os EUA e seus aliados, como Tóquio e a Coreia do Sul, pois o alcance do míssil pode atingir 3.500 quilômetros e atingir bases militares norte-americanas localizadas no oceano Pacífico.

O ministro de Defesa do Japão, Gen Nakatani, disse que o lançamento mais recente demonstra um "certo nível de capacidade", e poderia conduzir a um maior reforço das capacidades de mísseis balísticos da Coreia do Norte que podem cobrir o território japonês. Para ele, o disparo mostra uma preocupante evolução no programa de mísseis do regime de Kim Jong-un. "A ameaça ao Japão está a intensificar-se", disse o ministro. Fonte: Associated Press.