22°
Máx
14°
Min

Coreia do Sul realiza exercícios militares perto da fronteira norte-coreana

O Exército sul-coreano informou nesta quinta-feira que realizou o maior exercício militar já feito perto da tensa fronteira com a Coreia do Norte. Até agora, o governo norte-coreano não se pronunciou sobre o fato. Um total de 300 sistemas de artilharia colocados em dezenas de unidades militares ao longo da fronteira começaram a disparar simultaneamente em várias direções na tarde da quinta-feira, afirmou um oficial do Exército, que pediu anonimato.

O militar sul-coreano disse que os militares do país vizinhos não deram sinais de qualquer atividade fora do usual. As unidades sul-coreanas regularmente realizam exercícios militares, mas o número de artilharia mobilizada para o desta quinta-feira é o maior já registrado, segundo a fonte.

A fronteira entre as Coreias é a mais fortificada em todo o mundo e os dois países ocasionalmente trocam disparos na área.

Os exercícios militares mais recentes ocorrem um dia após Seul informar que um graduado diplomata norte-coreano se refugiou na Coreia do Sul. O anúncio deve enfurecer a Coreia do Norte, que geralmente trata casos do tipo como traições e acusa a nação vizinha de sequestrar ou enganar os cidadãos norte-coreanos para que eles se exilem. Fonte: Associated Press.