24°
Máx
17°
Min

Corte da Áustria anula segundo turno presidencial

- Corte da Áustria anula segundo turno presidencial

A mais alta corte da Áustria decidiu nesta sexta-feira anular o resultado do segundo turno da eleição presidencial e ordenou que ele seja refeito após denúncias de irregularidades na contagem de votos.

A decisão, sem precedentes na história do país no pós-guerra, foi anunciada pelo presidente da Corte Constitucional, Gerhart Holzinger, e beneficia o Partido da Liberdade, uma legenda de extrema-direita cujo candidato, Norbert Hofer, perdeu por uma margem de pouco mais de 30 mil votos em maio.

Hofer, liderava as pesquisas de opinião antes da votação de 22 de maio, mas o resultado final colocou o ex-político do Partido Verde, Alexander Van der Bellen, na frente por 50,3% a 49,7%.

Caso o resultado seja revertido, ele pode ter implicações mais amplas para a Europa. Com uma plataforma conservadora e eurocética, o Partido da Liberdade pode pegar carona no sentimento anti-integração que selou a saída do Reino da União Europeia. Uma vitória sua pode favorecer movimentos parecidos na França, Holanda e outros países que desejam conceder menos poderes para a burocracia de Bruxelas.

A nova votação deve acontecer entre setembro e outubro. Fonte: Dow Jones Newswires.