23°
Máx
12°
Min

Denúncia levou à captura de suposto membro do Estado Islâmico na Alemanha

O chefe da agência de inteligência doméstica da Alemanha, Hans-Georg Maassen, revelou hoje que uma denúncia feita no início de setembro resultou na prisão de um suspeito de organizar ataques a estações de trem e aeroportos do país em nome do Estado Islâmico. O sírio Jaber Albakr, de 22 anos, que entrou na Alemanha pedindo asilo humanitário, foi preso ontem em Leipzig após três compatriotas alertarem a polícia. A prisão ocorreu quase dois dias depois de policiais encontrarem explosivos num apartamento em Chemnitz, cerca de 80 quilômetros de Leipzig.

Segundo o jornal Bild, Albakr havia comunicado num grupo na internet voltado a refugiados sírios que ele estava na principal estação de Leipzig procurando acomodação. Um dos sírios que o denunciou disse à publicação que ele e um amigo viram, depois da publicação, avisos no Facebook procurando por Albakr.

"Ele nos ofereceu mil euros e US$ 200 se nós o deixássemos livre. Ele tinha essa quantia em dinheiro numa mochila, junto com uma faca", disse o homem. "Eu sou tão grato pela Alemanha ter nos recebido. Nós não poderíamos permitir que ele fizesse algo contra os alemães". Fonte: Associated Press.