22°
Máx
17°
Min

Dezessete policiais morrem em ataque contra helicóptero na Turquia

A agência de notícias turca Anadolu afirmou que 17 policiais foram mortos em um ataque contra um helicóptero na sede das forças especiais da polícia, nos arredores de Ancara.

Explosões foram ouvidas mais cedo na capital turca, após os militares dizerem que tomaram o controle do governo do país.

Mas oficiais do governo, incluindo o presidente Recep Tayyip Erdogan, tentaram minimizar os relatos de que os militares estavam no controle. Erdogan pediu para os cidadãos turcos tomassem as ruas para apoiar o governo, e disse que uma tentativa de golpe não seria bem sucedida.

"Eu certamente não acredito que esses golpistas serão bem sucedidos. Ao longo da história, aqueles que tentaram dar golpes nunca conseguiram e, mais cedo ou mais tarde, eles irão perecer", disse Erdogan, que governa o país desde 2002.

O Exército turco afirmou em comunicado que estava tomando o poder para "restabelecer a ordem constitucional" e que lidaria com todas as responsabilidades governamentais.

Forças turcas estão bloqueando duas das maiores pontes sobre o estreito de Bósforo, em Istambul, e aviões militares foram vistos sobrevoando a capital turca, Ancara, em baixa altitude. Há tanques posicionados na parte externa do aeroporto internacional Ataturk. (Matheus Maderal, com informações da AP e da Dow Jones Newswires - matheus.maderal@estadao.com)