22°
Máx
16°
Min

Em nova ofensiva síria, Estado Islâmico avança para recapturar cidade de Palmira

Foto: Vladimir Platonow/ Agência Brasil - Em nova ofensiva síria, Estado Islâmico avança para recapturar cidade de Palmira
Foto: Vladimir Platonow/ Agência Brasil

Militantes do Estado Islâmico avançam em direção à cidade síria de Palmira nesta quarta-feira, ameaçando sitiar o local mundialmente famoso por suas antiguidades, poucas semanas depois de o governo ter recapturado a região dos extremistas.

Tanto a agência de notícias do grupo terrorista quanto o Observatório Sírio dos Direitos Humanos - uma rede de ativistas - confirmaram o avanço.

O grupo diz que os militantes capturaram uma região estratégica, lançando foguetes a partir de uma base aérea, localizada a 60 quilômetros da cidade de Palmira. Segundo o governo, a captura total da estrada que liga a cidade até a base aérea, ameaça o abastecimento do governo.

A captura ocorre depois de intensos confrontos com as tropas do governo perto da base aérea, e uma semana depois do grupo extremista avançar na captura de campos de gás no norte do país.

Segundo a rádio Al-Bayan, o grupo assumiu o controle de uma região deserta, apreendendo dois postos de controle do governo que faziam a segurança da base aérea e derrubando um helicóptero militar. O Observatório também relatou a derrubada de um avião de guerra, mas disse que o destino da tripulação permanece obscuro. Fonte: Associated Press.