24°
Máx
17°
Min

Encomendas de bens duráveis caem 2,8% em fevereiro ante janeiro nos EUA

As encomendas de bens duráveis nos Estados Unidos tiveram queda de 2,8% em fevereiro ante janeiro, após ajustes sazonais, informou o Departamento do Comércio. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam um recuo um pouco maior, de 3,0%. Fatores como o crescimento global fraco, os preços baixos do petróleo e a volatilidade nos mercados financeiros continuaram a pesar sobre os gastos das companhias, mostrou o indicador. Excetuando-se o setor de transportes, houve queda de 1,0% nas encomendas na comparação mensal.

Em janeiro, houve um crescimento de 4,2% nas encomendas ante o mês anterior, segundo o número revisado hoje, de um cálculo anterior de +4,9%. Os números sobre encomendas de bens duráveis são voláteis e sujeitos a grandes revisões, mas o setor tem sido afetado ao longo do último ano pela demanda menor por equipamentos para prospecção e mineração, graças aos baixos preços das commodities, pelo crescimento fraco no exterior e pelo dólar forte.

Com o resultado de fevereiro, as encomendas de bens duráveis recuaram em três dos últimos quatro meses.

As novas encomendas para bens de capital que não de defesa ou aeronaves, consideradas um indicativo do gasto das empresas com equipamento, recuaram 1,8% em fevereiro, após uma alta de 3,1% em janeiro. Fonte: Dow Jones Newswires.