22°
Máx
16°
Min

Eslovênia vai exigir vistos na fronteira a partir da meia-noite

O Ministério do Interior da Sérvia disse que a Eslovênia vai exigir vistos da União Europeia em suas fronteiras a partir da meia-noite desta terça-feira (horário local), fechando efetivamente a principal rota imigratória dos Bálcãs para o oeste europeu.

De acordo com a pasta, a Sérvia foi informada sobre as novas restrições e vai agir da mesma forma, fechando suas fronteiras com a Macedônia e a Bulgária para refugiados e outros migrantes que não tenham vistos válidos.

"Não se pode permitir que a Sérvia se transforme em um centro coletivo para refugiados", disse o ministério.

Isso significa que milhares de migrantes presos na fronteira entre a Grécia e a Macedônia não poderão seguir ao norte, para países como Sérvia, Croácia, Eslovênia e Áustria.

Mais cedo, o primeiro-ministro esloveno, Miro Cerar, disse que mandou "uma mensagem muito clara para todos os traficantes e todos os imigrantes irregulares que essa rota não existe mais, está fechada".

Cerar ainda afirmou que "hoje ou amanhã", seu país permitirá a passagem apenas para imigrantes com os documentos exigidos por membros da zona livre Schengen. Fonte: Associated Press.