22°
Máx
14°
Min

Espanha: partido do primeiro-ministro é um dos vencedores de eleições regionais

O conservador Partido Popular, do primeiro-ministro Mariano Rajoy, e o Partido Nacionalista Basco saíram vencedores das eleições regionais realizadas hoje na Galiza e no País Basco, na Espanha, ficando com 75 assentos nos Parlamentos de cada região.

Esta rodada de eleições regionais são de particular importância para o cenário político da Espanha, por conta da expectativa de que possam resolver a falta de acordo para formação de um governo definitivo no país, após duas eleições realizadas nos últimos nove meses.

Rajoy comanda um governo interino há quase um ano, depois dos pleitos realizados em dezembro de 2015 e junho de 2016. Seu Partido Popular ganhou a maioria dos assentos em ambos, mas não tem os votos suficientes no Parlamento para formar um novo governo definitivo.

O Partido Popular espera que a forte presença na Galiza, região de origem do grupo, seja uma demonstração de apoio do eleitorado conservador, apesar de escândalos de corrupção recentes, e facilite o caminho para conseguir votos suficientes para estabelecer um governo mesmo sem ter a maioria absoluta no Parlamento nacional. Fonte: Associated Press