22°
Máx
17°
Min

Estado Islâmico retoma áreas perdidas para o governo na Síria

(Foto: Tom Evans/Crown Copyright) - Estado Islâmico retoma áreas perdidas para o governo na Síria
(Foto: Tom Evans/Crown Copyright)

O grupo extremista Estado Islâmico retomou grandes porções de áreas no norte da província síria de Raqqa, que haviam sido tomadas pelas tropas do governo, afirmou hoje o grupo britânico Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Segundo a ONG, as forças do governo perderam todo o terreno conquistado na província desde o início da ofensiva, em 2 de junho.

As tropas sírias estão na ofensiva há cerca de três semanas e chegaram há cerca de 7 quilômetros da base aérea de Tabqa, próxima à cidade considerada a capital de fato do auto-declarado califado do Estado Islâmico. O Observatório afirma agora que a contraofensiva dos extremistas apagou todos esses ganhos.

O grupo extremista é pressionado por ofensivas no Iraque, na Siri e na Líbia nas últimas semanas, mas os ganhos em Raqqa mostram que ele ainda tem capacidade de lidar com essas adversidades. Uma das armas usadas é o uso massivo de homens-bomba para romper as linhas inimigas.

A agência de notícias ligada ao Estado Islâmico, Aamaq, publicou um vídeo mostrando extremistas tomando o complexo petrolífero de Thawra. O campo foi conquistado pelas forças governistas no domingo, mas perdido horas depois. Fonte: Associated Press.