24°
Máx
17°
Min

EUA atacam reduto Taleban e acreditam na morte de líder do grupo

Militares dos Estados Unidos realizaram neste sábado um ataque aéreo que provavelmente matou Mulá Akhtar Mansour, líder do Taleban. Caso confirmado, este será um grande golpe contra o grupo militante, que demonstrou ter ainda poder de força no Oriente Médio nos últimos dias.

O ataque aéreo foi realizado por um drone na manhã de sábado na fronteira do Afeganistão e do Paquistão, mas só foi confirmado pelo exército dos EUA no final da tarde. Há a possibilidade da morte de outro combatente do sexo masculino, que não foi identificado.

"Mansour tem sido o líder do Taleban no Afeganistão e ativamente envolvido com planejamento de ataques contra instalações em Cabul e em todo o país, apresentando uma ameaça para civis afegãos e forças de segurança, nosso pessoal e parceiros da coalizão", disse o secretário de imprensa do Pentágono, Peter Cook.

Mansour tem sido visto como o líder do Taleban desde que foi revelado no ano passado que mulá Mohammad Omar tinha morrido em 2013.

Desde a divulgação da morte de Omar e sob a liderança de Mansour, os Talebans realizaram numerosos ataques que resultaram na morte de dezenas de milhares de civis e forças de segurança afegãs.

"Ainda estamos avaliando os resultados do ataque aéreo e forneceremos mais informações assim que estiverem disponíveis", disse Cook. Fonte: Dow Jones Newswires.