27°
Máx
13°
Min

EUA e Rússia chegam a acordo para restaurar cessar-fogo amplo na Síria

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, informou que seu país e a Rússia concordaram em agir para restaurar um cessar-fogo em toda a Síria, mas alertou que a implementação da trégua vai depender das partes envolvidas nos combates.

Kerry falou com jornalistas depois de se reunir em Paris com uma autoridade da oposição síria e com ministros de Relações Exteriores da Arábia Saudita, da França, da Turquia, da Alemanha, da Jordânia e dos Emirados Árabes Unidos.

O secretário norte-americano conversou com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, por telefone antes de emitir um comunicado conjunto dizendo que as duas potências vão intensificar os esforços para implementar um cessar-fogo nacional.

Os dois países promoveram um cessar-fogo na Síria em fevereiro, mas esse acordo praticamente entrou em colapso nas últimas semanas em regiões importantes como Aleppo e Latakia.

Por enquanto, dúvidas sobre se e como o anúncio desta segunda-feira mudará as condições no campo de batalha permanecem abertas. Autoridades dos EUA têm afirmado que viram uma redução na violência em áreas onde acordos de cessar-fogo parciais foram alcançados nas últimas semanas.

Também não ficou claro como a Rússia viu o anúncio desta segunda-feira nem se o governo sírio participa do acordo. Fonte: Dow Jones Newswires.