27°
Máx
13°
Min

EUA: juiz da Suprema Corte Antonin Scalia morre aos 79 anos


Antonin Scalia, um dos nove juízes da Suprema Corte dos EUA, foi encontrado morto neste sábado em um hotel-fazenda no oeste do Texas, informou o jornal San Antonio Express News. Scalia, de 79 anos, teria chegado à fazenda na sexta-feira e participado de uma festa com cerca de 40 pessoas. Quando ele não apareceu para o café da manhã, um funcionário do resort foi ao quarto dele e encontrou o corpo. Um funcionário federal que pediu para não ter seu nome revelado disse que não há evidência de crime e que aparentemente, Scalia morreu de causas naturais.

Católico e conservador, Scalia foi nomeado para a Suprema Corte dos EUA em 1986, pelo então presidente Ronald Reagan. Entre suas posições mais controvertidas no tribunal estão o voto contra a decisão que legalizou os casamentos entre pessoas do mesmo sexo em todo o país, no ano passado, e a defesa, em 2013, da redução do alcance da Lei de Direito ao Voto, de 1965, que garantiu o acesso dos negros às urnas.

O governador do Texas, Greg Abbott, divulgou comunicado dizendo que Scalia era "um homem de Deus, um patriota e um defensor inabalável da Constituição tal como foi escrita".