28°
Máx
17°
Min

EUA relaxam sanções contra Mianmar, após governo civil tomar posse

(Foto: Pablo Martinez Monsivais / Estadão Conteúdo) - EUA relaxam sanções contra Mianmar, após governo civil tomar posse
(Foto: Pablo Martinez Monsivais / Estadão Conteúdo)

O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, relaxou algumas sanções contra Mianmar, após o país asiático passar por uma transição pacífica para um governo democraticamente eleito.

O Departamento do Tesouro anunciou nesta terça-feira que havia retirado sete empresas estatais e três bancos estatais de uma lista negra e que realizaria emendas em regulações para apoiar o comércio com o país. Os EUA mantiveram, porém, sanções em vigor contra os poderosos militares, que mantêm grande participação na economia de Mianmar.

Além disso, o Tesouro acrescentou seis companhias à lista daquelas que não podem realizar negócios com os EUA. Esses negócios têm 50% ou mais de participação de Stephen Law, magnata acusado de laços com o narcotráfico.

Um novo governo civil assumiu em abril em Mianmar, após o partido da ex-prisioneira política Aung San Suu Kyi, Nobel da Paz, vencer eleições históricas no país. Fonte: Associated Press.