21°
Máx
17°
Min

EUA/terremoto: Comissão exige paralisação de 37 poços de águas residuais

A Comissão Corporativa de Oklahoma está exigindo a paralisação de 37 poços de eliminação de águas residuais da produção de petróleo e gás natural no entorno do epicentro do terremoto no estado. Os poços serão desligados dentro de 10 dias, segundo o porta-voz da Comissão, Matt Skinner. Ele explicou que especialistas disseram que a paralisação repentina poderia causar outro tremor.

O terremoto abalou uma faixa da Great Plains, que vai do estado de Nebraska até a parte norte do Texas, nos Estados Unidos. Segundo o Serviço Geológico do país, a magnitude do tremor foi de 5,6 graus e aconteceu às 7h02 (horário local) deste sábado, no centro-norte do estado de Oklahoma. O órgão informou ainda que tremores secundários podem ocorrer.

O aumento recente na incidência de tremores de magnitude 3 graus ou superior em Oklahoma tem sido associado a armazenagem subterrânea de águas residuais da produção de petróleo e gás natural.

O terremoto deste sábado foi centrado a cerca de 15 quilômetros ao noroeste da cidade de Pawnee, Oklahoma. No início desta semana, no mesmo lugar, localizado a cerca de 110 quilômetros a nordeste de Oklahoma City, houve um tremor de magnitude 3,2 graus.