26°
Máx
19°
Min

Europa está pronta "hoje" para divórcio do Reino Unido, diz Tusk

Não haverá negociações com o Reino Unido sobre seu processo de saída da União Europeia ou futuras relações até que Londres invoque o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, como é conhecido o mecanismo formal que permite a um país-membro deixar o bloco, afirmou hoje o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Segundo Tusk, a Europa está "pronta para começar o processo de divórcio hoje mesmo, sem qualquer entusiasmo. Ele ressaltou, no entanto, que "esse não era o cenário com o qual sonhávamos" e que os líderes europeus precisarão ter "paciência" até que o Reino Unido inicie o procedimento formal de saída.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, já alertou que é improvável que o processo tenha início antes da escolha de seu sucessor. Na sexta-feira, quando foi anunciada a vitória do chamado "Brexit", Cameron anunciou a intenção de renunciar até outubro.

Líderes da UE estão em Bruxelas hoje para uma reunião de cúpula de dois dias que discutirá o resultado do plebiscito britânico.

Tusk também afirmou estar profundamente entristecido com a votação a favor do Brexit, mas reconheceu que o bloco deve respeitar a vontade do povo britânico. Fonte: Dow Jones Newswires.