28°
Máx
17°
Min

Ex-premiê David Cameron anuncia saída do Parlamento do Reino Unido

(Foto: Divulgação) - Ex-premiê David Cameron anuncia saída do Parlamento do Reino Unido
(Foto: Divulgação)

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, anunciou nesta segunda-feira que deixará o Parlamento do país. Segundo Cameron, ele não deseja ser uma distração para o novo governo, comandado por Theresa May.

O inesperado anúncio levará a uma eleição por sua cadeira no condado de Oxfordshire. Cameron havia renunciado como primeiro-ministro após não conseguir convencer o eleitorado em junho a apoiar a manutenção do país na União Europeia, em plebiscito.

Cameron disse na ocasião que planejava seguir no Parlamento, embora sem um papel de liderança no Partido Conservador. Ele foi substituído como premiê por May, que monitora o processo para a retirada do país da UE.

Cameron disse que não acredita mais que é possível que um ex-premiê volte ao posto de deputado sem tirar a atenção do governo. Não estava ainda claro quando ocorreria a nova votação pelo posto.

O ex-primeiro-ministro disse que May teve um "grande início" e está bem posicionada para comandar o país. Ele prometeu apoiar o candidato do Partido Conservador para substituí-lo no Legislativo.

Cameron conseguiu se reeleger em 2015, mas seu mandato ficou insustentável após ele perder o voto sobre a UE em 23 de junho. O político não anunciou seus planos para o futuro. Fonte: Associated Press.