21°
Máx
17°
Min

Ex-premiê de Israel, Shimon Peres sofre derrame e está em coma induzido

O Nobel da Paz Shimon Peres, ex-primeiro-ministro e ex-presidente de Israel, tinha quadro estável, mas sério, nesta quarta-feira, disse o porta-voz e médico pessoal dele. O político de 93 anos sofreu um derrame e está em coma médico induzido.

O último dos chamados pais fundadores de Israel, Peres está internado no centro médico Sheba, perto de Tel-Aviv, disse o porta-voz. O cunhado e médico pessoal de Peres, Rafi Walden, disse que os médicos inicialmente avaliaram a possibilidade de realizar uma cirurgia após o derrame ocorrido na terça-feira, mas decidiram não realizá-la.

Segundo Walden, Peres não parece correr risco iminente de vida e em alguns momentos ele responde a estímulos. Ele disse que a família está muito tocada pelas reações dos israelenses.

Em uma carreira que se alongou por sete décadas, Peres foi presidente, premiê e chefe do Partido Trabalhista. O nono presidente de Israel, ele concluiu o mandato de sete anos em 2014. Como ministro das Relações Exteriores israelense, ele dividiu o Nobel da Paz de 1994 com o então premiê Yitzhak Rabin e com o líder palestino Yasser Arafat, após negociarem o Acordo de Oslo, que estabeleceu passos para a criação do Estado Palestino.

O premiê Benjamin Netanyahu afirmou que todo o país reza pela pronta recuperação de Peres. Fonte: Dow Jones Newswires.