22°
Máx
14°
Min

Ex-refém do grupo, Ingrid Betancourt diz que Farc também mereciam Nobel da Paz

(Foto: Divulgação) - Ingrid Betancourt diz que Farc também mereciam Nobel da Paz
(Foto: Divulgação)

A ex-refém Ingrid Betancourt afirmou nesta sexta-feira que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) também deveriam ter sido agraciadas com o Nobel da Paz, concedido neste ano ao presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

Durante entrevista à agência Associated Press em Paris, Betancourt disse que "é difícil para mim dizer isso, mas eu tenho que ser justa, mesmo que eles tenham sido meus sequestradores". Segundo ela, "eu acho que é verdade que eles se transformaram".

Ingrid Betancourt tem cidadania francesa e colombiana. Ela fazia campanha para a presidência da Colômbia quando foi sequestrada pelo grupo, em 2002, tendo sido libertada apenas em 2008.

Santos levou o Nobel por seus esforços para acabar com a guerra civil no país, mesmo após os eleitores colombianos terem rejeitado em referendo o acordo de paz fechado com as Farc. Nesta sexta-feira, o governo de Bogotá e o grupo fecharam um acordo sobre um protocolo de trégua com a intenção de garantir a segurança dos rebeldes durante o processo de paz. Fonte: Associated Press.