24°
Máx
17°
Min

Filipinas reabrem conversas de paz entre governo e rebeldes na Noruega

O governo do presidente Rodrigo Duterte e os rebeldes comunistas das Filipinas reabriram, nesta segunda-feira, conversas de paz para encerrar uma das insurreições mais antigas do mundo e que já deixou ao menos 150 mil mortos.

"Teremos cinco dias bastante duros aqui... mas gostaria de parabenizar os dois lados pela retomada das negociações formais de paz", disse o ministro norueguês de Relações Exteriores, Borge Brende, que intermedia a reunião.

O processo de paz, que tem se arrastado por décadas, foi interrompido em 2001 quando rebeldes maoistas se retiraram das negociações após os Estados Unidos e a União Europeia os colocarem na lista de organizações terroristas.

Embora menos numerosos e violentos que os rebeldes separatistas muçulmanos do sul do país, os maoistas têm lutado contra a administração filipina por quase 50 anos. Eles são apoiados pela população descontente com a desigualdade econômica, especialmente no interior do pais, além de sua aliança com os EUA.Fonte: Associated Press.