24°
Máx
17°
Min

Forte terremoto atinge Vanuatu mas não deve gerar tsunami, segundo autoridades

Wellington, Nova Zelândia, 03 - Um forte terremoto atingiu neste domingo Vanuatu, um país localizado no sul do Oceano Pacífico. Segundo autoridades, porém, a ameaça de um tsunami já passou em grande medida e não há relatos sobre feridos ou estragos.

O terremoto de magnitude 6,9 teve como epicentro uma área 81 quilômetros ao norte da cidade de Port Olry e 407 quilômetros ao norte da capital de Vanuatu, Port Vila, de acordo com o Serviço de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos. O tremor ocorreu a uma profundidade de 35 quilômetros.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico disse inicialmente que "ondas perigosas de tsunami eram possíveis" na costa localizada dentro de um raio de 300 quilômetros do epicentro do terremoto. Mas, cerca de 40 minutos depois, o órgão afirmou que o risco "agora passou em grande medida".

Vanuatu fica localizado no chamado Anel de Fogo, uma área sísmica do Pacífico onde são comuns terremotos. A nação também tem vulcões e sofre com ciclones e foi classificada pela Universidade das Nações Unidas como a mais propensa a sofrer desastres naturais no mundo. Fonte: Associated Press.