22°
Máx
16°
Min

General chinês visita ilhas disputadas no Mar do Sul da China

Uma delegação do exército da China visitou um conjunto de ilhas artificiais no Mar do Sul da China nos últimos dias, enfatizando a importância estratégica das estruturas que são centro de um impasse entre Pequim e Washington. As ilhas são disputadas com outros países. A visita do general Fan Changlong, vice-presidente da Comissão Militar Central do país, foi relatada pelo The Wall Street Journal e depois confirmada pelo Ministério da Defesa da China.

Parece ser a visita de mais alto escalão do exército chinês às ilhas, cuja construção nos últimos dois anos levantou preocupações nos Estados Unidos e na Ásia sobre se Pequim poderia usar o território para reforçar suas reivindicações sobre uma das mais movimentadas rotas marítimas do mundo.

A confirmação da visita do general Fan aconteceu após o secretário da Defesa dos EUA Ash Carter viajar em um cargueiro no Mar do Sul da China na sexta-feira, depois de uma visita às Filipinas. O país do sudeste asiático é aliado dos Estados Unidos no impasse sobre a posse da região.

O Ministério da Defesa da China publicou uma declaração afirmando que o general Fan recentemente liderou uma delegação de autoridades civis e militares em visita às ilhas no arquipélago de Spratly, chamado de Nansha pelos chineses, para inspecionar os trabalhos e cumprimentar os militares e funcionários da construção.

A declaração aponta que os trabalhos incluem estações meteorológicas, instalações de pesquisa marítima e cinco faróis, quatro dois quais estão em operação. O ministério não precisou a data da visita. O Pentágono não quis comentar sobre o ocorrido. Fonte: Dow Jones Newswires.