28°
Máx
17°
Min

Hillary vence primárias na Califórnia, maior colégio eleitoral dos EUA

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton ganhou as primárias do Partido Democrata na Califórnia, maior colégio eleitoral dos Estados Unidos. A notícia é mais um trunfo para Hillary, na semana em que ela viu o número de delegados que a apoiam atingir a marca necessária para obter a nomeação na disputa pela presidência do país.

Com 93% dos votos apurados, Hillary superava o senador Bernie Sanders por 56% a 43% na Califórnia, segundo a Associated Press. Sanders apostava numa vitória no Estado mais populoso do país para convencer superdelegados - membros do partido que votam em quem quiser, independentemente da vontade popular - a mudarem de lado e a apoiá-lo.

Com 475 delegados em disputa, Califórnia é o maior prêmio na corrida pela nomeação democrata, que começou em Iowa, em fevereiro, e termina em Washington, D.C., em 14 de junho.

Levando-se em conta as seis disputas de primárias na terça-feira, Hillary tem pelo menos 2.755 delegados, ante 1.852 de Sanders, segundo contagem da Associated Press. É necessário o apoio de 2.383 delegados para levar a indicação democrata.

Sanders disse que continuará com sua campanha até a votação final das primárias. Fonte: Dow Jones Newswires.