26°
Máx
19°
Min

Homem-bomba atinge reunião de xiitas no Iraque e mata pelo menos 4

- Homem-bomba atinge reunião de xiitas no Iraque e mata pelo menos 4

Um homem-bomba atingiu neste domingo uma reunião de xiitas, em Bagdá, no Iraque, matando pelo menos quatro pessoas e ferindo outras 12, informaram autoridades iraquianas, enquanto as tropas do governo se preparam para uma batalha contra o grupo extremista Estado Islâmico, que reivindicou a responsabilidade pelo ataque suicida.

Segundo um policial iraquiano, o ataque ocorreu no bairro de Jadriyah, dominado pelos xiitas de Bagdá, onde um homem carregado de explosivos se aproximou de xiitas que faziam uma homenagem ao aniversário de morte de Imam Hussein, neto do profeta Maomé, que morreu no século VII.

Uma autoridade médica confirmou as informações. Ambos falaram em condição de anonimato, pois não estão autorizados a divulgar informações para a imprensa.

Os militantes do Estado Islâmico reivindicaram a responsabilidade pelo ataque em um comunicado divulgado pela agência de notícias Aamaq, ligada ao grupo. A reivindicação não pode ser verificada independentemente.

O grupo extremista varreu uma faixa do Iraque, em junho de 2014, e assumiu o controle de áreas significativas no norte e no oeste. Juntamente com partes da Síria, o grupo declarou um califado islâmico que cobre quase um terço de cada país.

O Iraque está agora se preparando para uma grande batalha com o Estado Islâmico em Mosul, a terceira maior cidade do Iraque, em uma operação que é esperada para ser a mais complexa para as forças militares do Iraque, depois da derrota de 2014. Fonte: Associated Press.