21°
Máx
17°
Min

Ilhas Fiji: ciclone causa seis mortes, destrói casas e afeta eletricidade

(Foto: Divulgação) - Ilhas Fiji: ciclone causa seis mortes, destrói casas e afeta eletricidade
(Foto: Divulgação)

A maior parte das Ilhas Fiji estava sem eletricidade e moradores foram aconselhados a ficar dentro de casa pela segunda noite seguida, enquanto autoridades tentavam restabelecer serviços e avaliar prejuízos causados pelo ciclone Winston, que causou pelo menos seis mortes e destruiu casas. Os ventos do ciclone, que atingiram as ilhas durante o fim de semana, alcançaram 285 quilômetros por hora. Embora o tempo tenha melhorado no domingo, o toque de recolher foi estendido até o início de segunda-feira, e a polícia recebeu poderes extras em prisões sem mandato para garantir a ordem.

Em um discurso televisionado à nação neste domingo, o primeiro-ministro das Ilhas Fiji, Voreqe Bainimarama, disse que muitas pessoas ficaram sem energia, água ou comunicações. "O prejuízo foi generalizado, casas foram destruídas, muitas áreas baixas foram inundadas, e muitas pessoas ficaram atordoadas e confusas sobre o que fazer", afirmou. Ele disse ainda que a polícia e os militares foram convocados a ajudar com as operações de resgate e limpeza geral e que agências governamentais estavam trabalhando horas extras para limpar estradas e restaurar a energia.

Oficiais estavam tentando estabelecer comunicação e acesso via estrada até as áreas mais atingidas e relataram não saber a extensão dos danos e a quantidade de feridos até o momento. George Dregaso, do Gabinete de Gestão de Desastres Nacionais de Fiji, disse que duas pessoas na ilha Ovalau morreram quando a casa em que estavam abrigadas desabou sobre elas e que outro homem morreu na ilha Koro, embora não esteja claro como. As autoridades disseram também que três pessoas na ilha principal de Viti Levu morreram durante a tempestade, mas relataram não ter mais detalhes.

O Ministro do Turismo das Ilhas Fiji, Faiyaz Siddiq Koya, disse que todos os turistas estão seguros e que não ocorreu dano significativo na maioria dos hotéis na ilha principal. Fiji é um destino turístico popular, conhecido por seus resorts de praia e mergulho.

O ciclone Winston atingiu Fiji no sábado e seguiu para o oeste durante a noite ao longo da costa norte de Viti Levu. A capital das Ilhas Fiji, Suva, localizada na parte sul da ilha principal, não estava diretamente no caminho do ciclone e evitou o pior de seu poder destrutivo.

Dregaso disse que 483 pessoas evacuadas de suas casas estavam em 32 abrigos de emergência. Ele disse esperar que o número de desalojados aumente. Cerca de 80% da nação de 900 mil pessoas estava sem energia elétrica regular, embora um terço tinha algum acesso a energia via geradores. O aeroporto reabriu neste domingo para permitir voos de emergência, após muitos voos terem sido cancelados no dia anterior. Fonte: Associated Press.