22°
Máx
14°
Min

Índia se compromete a enviar US$ 1 bilhão em ajuda econômica ao Afeganistão

A Índia ofereceu US$ 1 bilhão em auxílio econômico ao Afeganistão nesta quarta-feira, no mais recente sinal de aproximação entre os dois países, o que deve gerar preocupações no vizinho Paquistão.

O anúncio ocorre após o presidente afegão, Ashraf Ghani, se reunir com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, durante uma visita a Nova Délhi. Os dois países têm passado por um momento de maior divergências no relacionamento com o Paquistão nos últimos meses, com trocas de acusações de falta de esforços para combater terroristas em suas fronteiras.

O Paquistão, por sua vez, há tempos vê a colaboração da Índia com o Afeganistão com suspeita. Islamabad teme ficar cercado por rivais e diz que não dá apoio a terroristas, mas é sim uma vítima dos ataques.

Ghani buscou se aproximar do Paquistão após assumir em 2014, porém a relação é frágil. O presidente afegão acusa o Paquistão de abrigar terroristas que realizam ataques no Afeganistão.

A Índia e o Afeganistão têm se aproximado. No ano passado, Nova Délhi anunciou a entrega de quatro helicópteros de ataque Mi-25 em sua primeira transferência de armas ao país desde a queda do governo do Taleban. Em maio, os dois lados se uniram com o Irã para assinar um acordo para o desenvolvimento de um porto no Irã que permitirá aos países comerciar diretamente, sem passar pelo território paquistanês.

O Afeganistão já havia pedido à Índia mais assistência militar, incluindo equipamento e treinamento. Nesta quarta-feira, os dois lados concordaram em "fortalecer a cooperação em segurança e defesa". Fonte: Dow Jones Newswires.