21°
Máx
17°
Min

Indonésia retira alerta de tsunami, após forte terremoto

Tsunami em 2012, na Indonésia. (Foto: ( Arquivo) AUSAID) - Indonésia retira alerta de tsunami, após forte terremoto
Tsunami em 2012, na Indonésia. (Foto: ( Arquivo) AUSAID)

A Indonésia retirou um alerta de tsunami emitido nesta quarta-feira, após um poderoso terremoto gerar cautela entre os moradores da ilha de Sumatra. O Serviço Geológico dos EUA informou que o tremor teve magnitude 7,8, com seu epicentro sob o oceano, a uma profundidade de 24 quilômetros.

Os terremotos em áreas mais próximas da superfície tendem a causar mais estragos. O Serviço Geológico disse que o terremoto foi localizado longe da terra, 659 quilômetros da cidade de Muara Siberut.

O porta-voz da Agência de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que não havia registro de vítimas ou de estragos por enquanto. Pessoas em pânico em várias cidades e vilas da ilha de Sumatra e na ilha de Mentawai, porém, fugiram para áreas mais altas, por temerem um tsunami.

O maior arquipélago do mundo, a Indonésia enfrenta frequentemente atividade sísmica, por causa de sua localização no Anel do Fogo do Pacífico.

Um terremoto de 9,1 atingiu a Indonésia em 2004 e gerou um tsunami que matou 230 mil pessoas em mais de dez países. A maioria das mortes ocorreu na província indonésia de Aceh.

O governo indiano emitiu um comunicado nesta quarta-feira, dizendo que não há ameaça de tsunami para a costa da Índia. Fonte: Associated Press.