21°
Máx
17°
Min

Iraque começa ofensiva para recuperar Mossul do Estado Islâmico

- Iraque começa ofensiva para recuperar Mossul do Estado Islâmico

Uma coalizão diversa de forças iraquianas lançou um ataque militar na cidade de Mossul, controlada pelo Estado Islâmico, uma batalha considerada a luta final e mais complexa contra a militância no país.

O primeiro-ministro Haider al-Abadi disse na noite deste domingo, em um comunicado televisionado nacionalmente, que as forças armadas iraquianas começaram a ofensiva por meio de cidades que rodeiam a cidade.

Recuperando Mossul, a segunda maior cidade do Iraque e maior extensão de território que permanece sob controle dos extremistas, o Iraque dará mais um passo para diminuir a ameaça de Estado islâmico. Será também um teste da capacidade do Iraque de permanecer unidos como um só país.

A cidade do norte, importante para o Iraque devido à sua importância agrícola e comercial, é majoritariamente muçulmano sunita. Mas é também uma das mais diversas regiões do país e foi o lar de muitas das pequenas minorias étnicas do Iraque.

O governo do Iraque disse que vai proteger essas pessoas durante a batalha e que devolvê-las a suas casas depois do conflito é uma prioridade.

O grupo terrorista sunita enviou ondas de choque através da região quando capturou Mossul, em junho de 2014, quando militares e policiais do Iraque perderam a batalha, apesar dos bilhões de dólares gastos pelos EUA para treinar e equipar as forças do governo. Fonte: Dow Jones Newswires.