22°
Máx
16°
Min

Itália: Manifestantes entram em confronto com a polícia na fronteira com Áustria

Manifestantes italianos entraram em confronto com a polícia austríaca neste domingo, quando cruzaram a fronteira para protestar contra os planos da Áustria de reforçar o controle para limitar a passagem de migrantes. Cerca de 500 ativistas de direitos humanos marcharam na fronteira neste domingo, acendendo sinais luminosos e escrevendo "Bem-vindos " na placa que anuncia a passagem para a Áustria.

A polícia austríaca informou ter detido cerca de 50 manifestantes por atirar pedras contra os oficiais, ferindo cinco, e vandalizar propriedade. A polícia usou cassetetes e spray de pimenta para repelir os manifestantes, de acordo com relatos da mídia austríaca. Um funcionário austríaco também foi citado pela mídia alemã dizendo que Áustria vai dispor soldados nas fronteiras para garantir que um afluxo de migrantes não chegue ao norte através da Itália.

Vários países da União Europeia responderam ao forte movimento de migração observado nos últimos meses reintroduzindo controles ao longo de suas fronteiras anteriormente abertas. Muitos esperam que um acordo entre União Europeia e Turquia apertando a rota dos Bálcãs resulte em um maior fluxo de migrantes nas rotas marítimas para a Itália, e depois para o norte, desde que o clima permita.

Fonte: Associated Press