23°
Máx
12°
Min

Japão: partido de Shinzo Abe vence eleições da Câmara alta do parlamento

A imprensa do Japão aponta para a vitória da coalizão do primeiro-ministro Shinzo Abe nas eleições da câmara alta do Parlamento, que aconteceram neste domingo.

Segundo pesquisa do canal local NHK, o Partido Democrático-Liberal, de Abe, e seu parceiro Komeito conquistaram mais da metade dos 121 assentos que estavam na disputa. De acordo com o resultado prévio, a coalizão deve aumentar sua participação entre os 242 membros, aumentando sua maioridade, de 136 atualmente para 143 assentos.

A câmara alta do parlamento japonês tem eleições para metade dos assentos a cada três anos e essa foi a terceira sob o governo de Shinzo Abe. Em cada uma das três votações, Abe conquistou uma forte vitória, aproveitando-se da desilusão com o governo da oposição, o Partido Democrático.

Os resultados prévios divulgados pela mídia estão de acordo com as projeções de especialistas. Apesar da maior parte desaprovar a política econômica aplicada por Abe, conhecida como "Abenomics", os eleitores enxergam o governo do primeiro-ministro como uma fonte de estabilidade e competência. Fonte: Dow Jones Newswires