26°
Máx
19°
Min

John Kerry visita Arábia Saudita para negociações sobre Síria, Líbia e Iêmen

John Kerry visita Arábia Saudita para negociações sobre Síria, Líbia e Iêmen

O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, se encontrou neste domingo com o rei Salman, da Arábia Saudita, para negociações sobre os conflitos na Síria, Líbia e Iêmen, antes de reuniões maiores sobre essas crises na Europa, esta semana.

Kerry também previa se encontrar com o príncipe herdeiro e o ministro das Relações Exteriores. Sua visita acontece em um momento crítico dos esforços para controlar os combates e incentivar o diálogo político em todos os três países, que tem sido assolados pela violência há anos.

Kerry está tentando dar apoio à instável trégua na Síria, que tem sido violada por ambos os lados. Enquanto os EUA e seus parceiros acusam o

governo pela grande maioria das violações, eles também reconheceram

violações por parte da oposição.

A situação tem sido ainda mais complicada pelo entrelaçamento de alguns

rebeldes ocidentais e grupos rebeldes apoiados pelos árabes com grupos como a filial da Al-Qaeda, conhecida como Frente Nusra, que a ONU considerou uma organização terrorista e, portanto, não abrangida pela trégua. A Arábia Saudita e os EUA rejeitaram tentativas da Rússia de colocar os rebeldes na

lista de terroristas da ONU.

Kerry viaja ainda neste domingo para Viena, onde ele será coanfitrião nas negociações sobre a Líbia com ministro das Relações Exteriores da Itália e, em seguida, sobre a Síria com sua contraparte russa. Ele, então, irá a Bruxelas para uma reunião de ministros de relações exteriores da OTAN antes de voar para a Ásia para se reunir com o presidente Barack Obama no Vietnã.

Fonte: Associated Press