23°
Máx
12°
Min

John Kerry visita Cabul e deve se reunir com líderes do governo afegão

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, faz neste sábado uma visita não anunciada ao Afeganistão, onde deve se reunir com líderes e manifestar seu suporte ao governo. Ele se encontrará com o presidente afegão,

Ashraf Ghani, o primeiro-ministro, Abdullah Abdullah, o ministro de Relações Exteriores, Salahuddin Rabbani, e também membros do Conselho Superior de Paz, o órgão que negocia o processo de paz no país.

Esta é a primeira viagem oficial de Kerry ao Afeganistão desde o verão de 20145, quando ele viajou a Cabul repetidas vezes para resolver a disputa eleitoral que colocou o país à beira de uma guerra civil.

O secretário de Estado dos EUA foi fundamental para persuadir os dois candidatos presidenciais, Ghani e Abdullah, a compartilhar o poder e formar um governo de unidade nacional.

A desconfortável aliança entre os dois persiste, apesar de divisões internas, da crescente oposição e da insurgência Taleban. "Houve desafios tanto em termos de política como em termos de resistência...do Taleban", disse o embaixador Richard Olson, que é representante especial do governo norte-americano para Afeganistão e Paquistão.

Kerry já passou na sexta-feira por Bagdá, no Iraque, onde o governo também se encontra sob pressão, e enfatizou seu apoio às autoridades e a "importância de encorajar contínuas doações internacionais". No Afeganistão, ele discutirá os esforços do governo para acabar com o conflito no país por meio de um processo de reconcialição com o Taleban. Fonte: Dow Jones Newswires.