22°
Máx
16°
Min

Melania Trump usa trechos de discurso de Michelle Obama em 2008; campanha nega

O discurso proferido na noite de ontem por Melania Trump, esposa do virtual candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, continha passagens que eram iguais às proferidas pela atual primeira-dama, Michelle Obama, quando seu marido concorria ao cargo, em 2008. A campanha do empresário nega o plágio.

Em uma noite focada em criticar o atual governo e também a candidata democrata, Hillary Clinton, o discurso de Melania foi um dos poucos que pedia união ao Partido Republicano e elogiava o candidato.

Por causa disso, chegou a receber elogios de observadores da Convenção Republicana, que vai até quinta-feira. Pouco depois, no entanto, começaram a aparecer as relatos de similaridades entre ele e o recitado por Michelle, durante a campanha de 2008. Uma comparação entre os dois mostra que dois parágrafos são iguais aos de ontem, incluindo partes em que Michelle elogiava seu marido e mencionava valores com os quais eles cresceram, e que gostariam de passar a seus filhos. As semelhanças foram rapidamente pinçadas pelo site Gawker.

Em um comunicado enviado na manhã de hoje, Jason Miller, conselheiro sênior de comunicação da campanha de Trump, não abordou a questão.

"Ao escrever seu lindo discurso, a equipe de escritores de Melania tomou notas de suas fontes de inspiração na vida e, em alguns momentos, fragmentos que refletiam seus próprios pensamentos", afirmou Miller. "A sua experiência como imigrante e seu amor pelos Estados Unidos brilha em seu discurso, o que fez dele um sucesso."

Mais tarde, Paul Manafort, o gerente da campanha do empresário, afirmou que as acusações eram "simplesmente absurdas". "Não houve cópia do discurso de Michelle Obama", afirmou a um canal de televisão norte-americano. "Certamente, não há, por parte dela, o sentimento de que isso aconteceu. Ela utilizou apenas palavras em comum."

Confira o excerto do discurso de Michelle Obama, em 2008:

"Como minha família, eles foram parcimoniosos e economizaram para que ele pudesse ter oportunidades que eles nunca puderam ter. Barack e eu fomos criados com muitos valores semelhantes: o de que, se você trabalhar duro, você terá o que quiser em sua vida; de que sua palavra é o que você vale, e que você precisa cumprir com ela; de que você precisa tratar as pessoas com dignidade e respeito, mesmo que você não as conheça ou que não concorde com elas.

Barack e eu resolvemos construir nossas vidas guiados por esses valores, e queremos passá-los para as próximas gerações. Porque queremos que nossas crianças - e todas as crianças desta nação - saibam que o único limite para o queremos conquistar é o tamanho dos nossos sonhos e nossa disposição em trabalhar por eles".

Agora, o excerto do discurso de Melania na convenção, ontem:

"Desde minha juventude, meus pais imbuíram em mim os valores de que você trabalha duro para conseguir o que quer na vida; que sua palavra é o que você vale, e que você precisa cumprir com ela; que você precisa tratar as pessoas com respeito. Eles me ensinaram e me davam essas lições cotidianamente. Isto é algo que continuo querendo passar a meu filho.

E nós precisamos passar essas lições para todas as gerações que virão.

Porque queremos que nossas crianças saibam que o único limite para suas conquistas é a força de seus sonhos e sua disposição em trabalhar por eles". Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.