24°
Máx
17°
Min

Merkel pede que Reino Unido permaneça na União Europeia

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, fez hoje um apelo de última hora para que o Reino Unido permaneça como país integrante da União Europeia.

"É claro que desejamos uma decisão, que obviamente será tomada pelos cidadãos britânicos, na qual o Reino Unido continue fazendo parte da União Europeia", disse Merkel durante coletiva de imprensa.

As últimas pesquisas indicam que os britânicos votarão pela continuidade do Reino Unido no bloco europeu durante o plebiscito de hoje, embora a vantagem do "Permanecer" seja pequena, o que sugere uma disputa acirrada. A votação teve início às 3h (de Brasília) e o resultado é esperado para depois da meia-noite.

Ao ser perguntada se membros fundadores da UE deverão seguir adiante e discutir o futuro do bloco, Merkel destacou que o bloco deve continuar como antes.

"As consultas devem continuar, se possível, com 28 países-membros, ou com 27 estados, mas minha esperança é que continuemos sendo 28 integrantes", afirmou a chanceler. "Eu não defendo o estabelecimento de subgrupos agora."

Segundo Merkel, o Conselho Europeu vai se reunir na terça e quarta-feira da próxima semana, o que dará oportunidade suficiente para consultas conjuntas e "calmas" discussões sobre "como continuaremos implementando nossa agenda". Fonte: Dow Jones Newswires.