22°
Máx
14°
Min

Milhares de pessoas homenageiam vítimas do Holocausto em marcha em Auschwitz

(Foto: Evan Schneider/ UN) - Milhares de pessoas homenageiam vítimas do Holocausto em marcha em Auschwitz
(Foto: Evan Schneider/ UN)

Milhares de pessoas do mundo todo, muitas com bandeiras de Israel, prestaram homenagem às vítimas do Holocausto em uma marcha de Auschwitz até Birkenau, campo de extermínio nazista. Os organizadores da "Marcha dos Vivos", realizada anualmente no Dia da Lembrança do Holocausto para os israelenses, disseram que 10 mil pessoas participaram do evento no sul da Polônia.

Entre os participantes estavam 150 sobreviventes do Holocausto, o ministro da Justiça de Israel, membros do Knesset e pessoas de 42 países que demonstraram emoções diversas: tristeza profunda com a morte de 6 milhões de judeus, alegria pelo povo judeu continuar existindo e esperança por muitos jovens participarem, o que significa que o mundo não vai esquecer o que aconteceu.

A caminhada seguiu por cerca de três quilômetros até Birkenau, onde 1,1 milhão de judeus foram mortos em câmaras de gás. Assim que chegaram aos portões, alguns se ajoelharam para rezar nas estradas de ferro que levaram as vítimas para os campos de extermínio e outros se reuniram em pequenos grupos para abraçar os amigos.

"Meus avós morreram no Holocausto junto com cinco dos seus sete filhos. Eu estou aqui rezando em memória deles e com a esperança de que estejam descansando em paz", disse Michael Berks, 77 anos, da Carolina do Norte.

Várias pessoas acenderam velas e deixaram mensagens nos trilhos do trem. Um dos cartazes dizia: "Hoje eu marcho por aqueles que não podem. Nunca esqueça os 6 milhões". Fonte: Associated Press.