24°
Máx
17°
Min

Ministra da Educação do Paraguai renuncia após protestos estudantis

(Foto: Divulgação / Mec.py) - Ministra da Educação do Paraguai renuncia após protestos estudantis
(Foto: Divulgação / Mec.py)

A Ministra da Educação do Paraguai, Marta Lafuente, renunciou ao cargo nesta quinta-feira após protesto de estudantes secundaristas que ocupou 72 centros educativos em todo o país. O ato contou com a adesão de alunos de mais de 600 escolas do ensino primário.

"Saio com a honra intacta e por respeito ao presidente (Horácio Cartes)", declarou a ministra em coletiva para a imprensa local. Após o anúncio, houve muita comemoração nos centros educativos espalhados pela capital Assunção.

Entre as questões pautadas pelos estudantes desde a metade de 2015 estão o aumento do orçamento para a entrega de livros e almoço gratuito nas escolas públicas, a melhorias nas condições físicas dos prédios e a luta contra a corrupção dentro do Ministério.

Lafuente, que ocupava o cargo desde 2013, disse em seu comunicado que uma de suas conquistas foi "despartidarizar o Ministério e aplicar as devidas leis sobre os bandidos que, disfarçados de políticos, estão roubando desde o início do Ministério".

Com a renúncia da ministra, mais de mil funcionários que figuravam na folha de pagamento do governo, mas que não trabalhavam, foram demitidos. Fonte: Associated Press.