26°
Máx
19°
Min

Míssil da Coreia do Norte é lançado perto do Japão

Um míssil da Coreia do Norte foi disparado no início desta quarta-feira e caiu inusualmente próximo do Japão. O fato levou a um forte protesto de Tóquio, um dia após o governo japonês advertir sobre o programa de armas de Pyongyang.

A Coreia do Norte frequentemente testa mísseis balísticos, mesmo após a Organização das Nações Unidas determinar o fim dessa atividade do país, mas eles raramente representam uma ameaça. O lançamento mais recente caiu 240 quilômetros a oeste da Prefeitura de Akita, no norte japonês, disse o ministro da Defesa de Tóquio.

O premiê japonês, Shinzo Abe, disse que o míssil caiu em águas territoriais japonesas e qualificou o incidente como "um ato inesquecível de agressão que representa uma grave ameaça à segurança do Japão". Abe acrescentou que seu governo enviou um protesto à Coreia do Norte e iria atuar em coordenação com os EUA e a Coreia do Sul para a tomada de "medidas decididas" em resposta.

A Coreia do Norte comumente ameaça o Japão, os EUA e a Coreia do Norte. Na terça-feira, Tóquio advertiu sobre o progresso de Pyongyang no desenvolvimento de mísseis com ogivas nucleares em seu relatório anual de defesa. Fonte: Dow Jones Newswires.