22°
Máx
16°
Min

Na Turquia, Erdogan quer mudança rápida para sistema presidencialista

(Foto: Presidência da Turquia) - Na Turquia, Erdogan quer mudança rápida para sistema presidencialista
(Foto: Presidência da Turquia)

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pressiona por uma mudança rápida de sistema político no país, do parlamentarismo atual para o presidencialismo. Segundo Erdogan, isso tornará a Turquia mais forte e estável.

O presidente falou nesta sexta-feira, um dia após o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu anunciar que deixaria o cargo, em meio a uma disputa com Erdogan sobre uma série de assuntos, entre eles o sistema presidencialista. Os críticos temem que a mudança de regime concentre poder demais nas mãos de Erdogan.

Davutoglu, que não é um entusiasta da mudança para o presidencialismo, deve ser substituído por alguém mais disposto a aceitar isso.

Erdogan também disse que a Turquia não mudará sua legislação antiterrorismo por causa do acordo de isenção de vistos para a Europa para cidadãos turcos. Em comunicado, o presidente disse que a iniciativa deve avançar, tanto na União Europeia como em seu próprio país.

A UE pede ao governo turco que revise suas leis de terrorismo como condição para permitir que cidadãos do país viagem à Europa sem precisar de vistos, no caso de viagens breves. Erdogan tem pressionado por uma definição mais abrangente de terrorismo. Fonte: Associated Press.