28°
Máx
17°
Min

Obama chega a Cuba, na primeira visita de um presidente dos EUA desde 1928

Foto: Cubadebate - Obama chega a Cuba, na primeira visita de um presidente dos EUA desde 1928
Foto: Cubadebate

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarcou neste domingo em Havana, capital de Cuba, para uma visita histórica, marcada pelo simbolismo e pelas fortes expectativas de uma nova era de relações entre Estados Unidos e Cuba após décadas de hostilidade entre os dois países.

A aeronave Força Aérea 1 tocou o solo do aeroporto internacional José Martí há pouco, depois de um voo de três horas desde Washington. O presidente saiu do avião acompanhado pela primeira-dama, Michelle Obama, pelas filhas Sasha e Malia, e pela sogra, Marian Robinson. O plano é ficar dois dias e meio em Havana. Obama deixa Cuba na terça-feira à tarde para uma visita à Argentina.

A viagem de Obama a Cuba - a primeira de um presidente norte-americano no cargo desde Calvin Coolidge em 1928 - ocorre 15 meses depois que ele e o presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciaram um acordo para retomar relações diplomáticas.

A sua primeira parada será um encontro casual com funcionários da embaixada dos EUA em Havana, seguido de um passeio a pé por Havana Velha. Durante o passeio, Obama planeja visitar a catedral católica romana da cidade. Ele será saudado pelo cardeal Jaime Ortega, que, juntamente com o Papa Francisco, ajudou a facilitar a distensão entre os EUA e Cuba, que levou à histórica visita de Obama.

Obama e Castro devem se reunir na segunda-feira para uma série de eventos oficiais, incluindo um jantar de estado e declarações para a mídia. Obama ficará em Havana até terça-feira à tarde, quando voa para a Argentina. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.