28°
Máx
17°
Min

ONU diz que ao menos 880 imigrantes morreram em naufrágios em uma semana

(Foto: Alexander Gottschalk/ Bundeswehr) - ONU diz que ao menos 880 imigrantes morreram em naufrágios em uma semana
(Foto: Alexander Gottschalk/ Bundeswehr)

A agência de refugiados da Organização das Nações Unidas, a Acnur, informou nesta terça-feira que relatos de sobreviventes indicam que naufrágios e barcos virados levaram à morte ao menos 880 pessoas durante a semana passada no mar Mediterrâneo.

O porta-voz da Acnur, William Spindler, disse nesta que este ano está provando ser "o mais mortal" no Mediterrâneo, com cerca de 2.510 vidas perdidas em comparação com 1.855 no mesmo período do ano passado.

Autoridades e organizações internacionais haviam relatado anteriormente que cerca de 700 imigrantes e refugiados tinham morrido em naufrágios no mar Mediterrâneo ao longo de três dias na semana passada, a contagem mais mortal em mais de um ano.

Spindler reiterou o apelo da Acnur para a União Europeia permitir caminhos mais legais para os refugiados chegarem à Europa, e disse que era "vergonhoso" que o bloco tinha reassentados menos de 2 mil pessoas ao abrigo de um plano anunciado no ano passado para reassentar 160 mil pessoas. Fonte: Associated Press.