28°
Máx
17°
Min

Oposição da Venezuela convoca marcha para exigir referendo contra Maduro

(Foto: Francisco Batista/ Presidencia de Venezuela) - Oposição da Venezuela convoca marcha para exigir referendo contra Maduro
(Foto: Francisco Batista/ Presidencia de Venezuela)

A oposição da Venezuela convocou nova manifestação na quarta-feira para exigir um referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro.

Maduro tem estado sob ataques crescentes de organizações internacionais e generais influentes para dar andamento ao referendo, o que é permitido pela Constituição.

Um sucesso na revogação do mandato neste ano desencadearia em novas eleições e, de acordo com as pesquisas, inauguraria o primeiro governo de oposição em 17 anos. No entanto, Maduro afirma que o referendo não vai acontecer este ano.

A oposição obteve mais de 600 mil assinaturas na primeira jornada nacional de coleta de nomes. O número representa mais que o triplo do exigido pelas autoridades eleitorais para avançar no processo de votação popular contra Maduro.

O Conselho Nacional Eleitoral exigiu que a aliança opositora obtivesse as assinaturas de 1% (197.978) do total do colégio eleitoral nacional, para avançar nos trâmites do processo. Caso as autoridades eleitorais validem as assinaturas, a oposição poderia passar para outra fase, que implica a coleta de quase 4 milhões de assinaturas para garantir formalmente o referendo. Fonte: Dow Jones Newswires.