22°
Máx
14°
Min

Oposição síria toma cidade de Dabiq do Estado Islâmico

Forças de oposição sírias apoiada pela Turquia capturaram a cidade simbolicamente significativa de Dabiq do Estado Islâmico, informaram oficiais e um grupo de monitoramento na manhã deste domingo.

Um comandante da oposição síria Brigada Hamza disse que os combatentes do Estado Islâmico colocaram resistência "mínima" para defender Dabiq, localizada no norte da Síria, antes retirada em direção à Al-Bab, cidade maior e dominada pelos extremistas. Saif Abu Bakr disse que cerca de 2 mil combatentes da oposição tomaram a cidade com o apoio de um tanque e da artilharia do Exército turco. Aviões turcos e da coalizão internacional realizaram ataques aéreos em Dabiq e na cidade próxima de Arshak, informou a agência de notícias estatal turca Anadolu.

O grupo Observatório Sírio Direitos Humanos, sediado na Grã-Bretanha e que monitora o conflito através de uma rede de contatos locais, também declarou que o Estado Islâmico se retirou de Dabiq.

A propaganda do Estado islâmico se gabava da conquista da cidade do norte da Síria, citando a crença islâmica de que a região seria palco de uma grande batalha entre o exército do califado não muçulmanos que anunciaria o fim dos tempos.

Fonte: Associated Press