21°
Máx
17°
Min

Palestino-americano do Estado Islâmico se entrega a forças curdas no Iraque

Um militante palestino-americano do Estado Islâmico entregou-se em uma unidade militar curda no Iraque depois de sair de um território na Síria controlado pelo grupo extremista, disse o general curdo iraquiano Feisal Helkani.

As circunstâncias de sua entrega não foram totalmente reveladas, mas marca um raro episódio em que um militante se entrega voluntariamente a um iraquiano ou forças curdas no Iraque. Enquanto isso, na vizinha Síria, combatentes curdos sírios que lutam contra o Estado Islâmico disseram à Associated Press que eles têm visto um aumento no número de membros do Estado Islâmico que têm se rendido depois das recentes perdas territoriais.

O general Feisal Helkani das forças curdas iraquianas Peshmerga, que desempenham um papel fundamental junto com os militares iraquianos na luta contra o Estado Islâmico, identificou o indivíduo que se entregou como Mohammed Jamal Amin.

Helkani disse que o homem é um palestino-americano que tem lutado com o Estado Islâmico no Iraque e que se entregou na segunda-feira de manhã perto da cidade de Sinjar, que foi retomada por forças iraquianas de militantes no ano passado.

De acordo com Helkani, Amin estava carregando consigo uma grande quantidade de dinheiro, três telefones celulares e três documentos de identidade, incluindo a carteira de motorista dos EUA. O combatente foi levado para interrogatório pelas tropas Peshmerga, acrescentou Helkani.

O general curdo-iraquiano não forneceu mais detalhes ou a cidade natal do palestino-americano. Fonte: Associated Press