24°
Máx
17°
Min

Partidos da Espanha iniciam campanha para eleição geral do dia 26

Os quatro principais partidos políticos da Espanha iniciaram no primeiro minuto desta sexta-feira suas campanhas eleitorais de apenas dois semanas. O objetivo é romper a paralisia no país, que tem um governo de transição após os eleitores romperem o tradicional sistema bipartidário espanhol, mas sem dar uma vitória clara a nenhuma das siglas. A nova votação ocorre em 26 de junho.

Já ocorreram atos políticos encabeçados pelo chefe do governo interino, o primeiro-ministro Mariano Rajoy, do Partido Popular, por Pedro Sánchez, do Partido Socialista Obrero Español (PSOE), por Pablo Iglesias, da aliança de esquerda Podemos, e por Albert Rivera, do partido Ciudadanos, favorável aos negócios.

As pesquisas indicam que o Partido Popular ganhará a maioria dos votos, como ocorreu em 20 de dezembro, mas que novamente não terá a maioria parlamentar que mantinha entre 2011 e 2015. As sondagens apontam que o Podemos pode ficar em segundo lugar, seguido pelo PSOE, em terceiro, e pelo Ciudadanos. Antes, o sistema político espanhol era dominado pelo PSOE e pelo Partido Popular.

Os analistas preveem que o resultado produza novamente um impasse político, que obrigará todos os partidos a negociar para formar um governo de coalizão. A falta de um acordo, nesse caso, poderia levar a uma terceira eleição no último trimestre deste ano. Fonte: Associated Press.