22°
Máx
17°
Min

Pelo menos 19 morrem em tumulto antes de cerimônia religiosa na Índia

Pelo menos 19 pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas em um tumulto enquanto atravessavam uma ponte para chegar ao local de uma cerimônia religiosa no norte da Índia, informou a polícia local. A confusão aconteceu nos arredores de Varanasi, uma cidade no Estado de Uttar Pradesh conhecida por seus templos.

Segundo um policial, os organizadores estavam esperando 3 mil devotos hindus na cerimônia, mas mais de 70 mil se aglomeravam na comunidade de um líder religioso local, Jai Baba Gurudev, nas margens do rio Ganges. "Não estávamos preparados para uma multidão tão grande", disse um dos organizadores da cerimônia, Raj Bahadur.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse estar profundamente triste com a tragédia. "Conversei com funcionários do governo e pedi que eles deem toda a assistência possível às pessoas afetadas", afirmou.

Tumultos com mortes são relativamente comuns durante festivais religiosos na Índia, onde multidões se aglomeram em pequenas áreas com poucas medidas de segurança. Em outubro de 2013, mais de 110 pessoas morreram durante um tumulto no Estado de Madhya Pradesh, na região central do país. Fonte: Associated Press.