26°
Máx
19°
Min

Pesquisa mostra queda na vantagem de Hillary sobre Trump de 13 para 7 pontos

(Foto: Arquivo) - Pesquisa mostra queda na vantagem de Hillary sobre Trump
(Foto: Arquivo)

Uma nova pesquisa nacional de intenção de voto feita pela Universidade de Monmouth divulgada nesta segunda-feira mostra que a vantagem da candidata do partido democrata à corrida presidencial nos EUA, Hillary Clinton, sobre seu rival, o republicano Donald Trump, caiu de 13 para 7 pontos, mas a ex-secretária de Estado ainda lidera.

O levantamento mostra Hillary com 46% dos votos e Trump com 39%, uma liderança de sete pontos. Na pesquisa anterior, divulgada no começo de agosto, Hillary aparecia com 50% e Trump tinha 37%, ou seja, 13 pontos à frente. Já o levantamento de junho, mês que antecedeu as convenções nacionais dos dois partidos, mostrava uma situação bem mais apertada, com a democrata com 45% e o republicano com 43%.

"A vantagem se estreitou desde a melhora de Hillary pós-convenção do partido democrata, mas ela mantém uma liderança sobre Trump entre os principais blocos de eleitores", afirma o diretor do instituto de pesquisas da universidade de Monmouth, Patrick Murray, no material enviado à imprensa. Hillary tem vantagem sobre Trump, por exemplo, entre os eleitores negros, mulheres e latinos.

Ao mesmo tempo, de acordo com a pesquisa, o nível de insatisfação dos eleitores com os dois candidatos nesta eleição é o maior das últimas décadas. A pesquisa ouviu eleitores em todos os EUA entre os dias 25 e 28.